Quem é Maria l O Rosário l Aparições l Novenas l Orações l Devoção do Mês l Artigos l Imagens l Links l Home


Enfoque
_________________________________________________________________
Setembro, Mês da Bíblia

 

A Igreja escolheu o mês de setembro como o “Mês da Bíblia” em memória de São Jerônimo (347- 420). Foi ele quem fez, por volta do ano 400, a primeira tradução dos originais bíblicos hebraico e grego para o latim.

A Bíblia é considerada “o alimento espiritual” por excelência, uma vez que foi inspirada por Deus, segundo as palavras de Paulo: “Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça” 2Tm 3,16). Escrita por muitas mãos, durante dois milênios, a Bíblia é tida pelos cristãos como a Palavra e o rosto de Deus sempre presentes entre os homens.

São João Cassiano, contemporâneo de São Jerônimo, diz que nossa mente se assemelha às pedras de um moinho. Se não se coloca o trigo, quando o moinho gira, elas se gastam e produzem som estridente. “Os grãos de trigo, para o moinho de nossa mente, são os textos da Escritura, repetidos muitas vezes e, dessa forma, ‘moídos', se tornam nosso alimento espirítual” (Orar no coração: Introdução à oração, de Tomá Spidlík, Paulinas).

“Se estivesse na prisão com a oportunidade de ter apenas um livro, este seria a Bíblia" , afirmava o poeta alemão Johann W. Goethe. Entretanto, presente na quase totalidade dos lares cristãos, muita Bíblia ocupa um fundo de gaveta ou, se aberta em estante, vive empoeirada.

A Bíblia denuncia injustiças e anuncia o evangelho do Reino. É o que sempre fizeram e fazem ainda os profetas. Por meio da leitura de fé, devemos aprender a tirar lições de vida dos acontecimentos, situações e ensinamentos desta preciosa coletânea de livros, para sermos o que Deus quer de nós e para fazermos o que Deus espera de nós. É evidente que temos uma tarefa indispensável aqui: aprender bem o segredo de como ler e viver o que nos ensina e propõe a Bíblia Sagrada.

Fontes consultadas:

Revista Mundo e Missão, Setembro 2009
Revista Brasil Cristão, Setembro 2010.

 

®2005 - Todos os direitos reservados l Desenvolvido por Karina Melo