Quem é Maria l O Rosário l Aparições l Novenas l Orações l Devoção do Mês l Artigos l Imagens l Links l Home
 
APARIÇÕES MARIANAS
--------------------------------
NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
--------------------------------
NOSSA SENHORA DA SALETE
--------------------------------
NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
--------------------------------
NOSSA SENHORA DE LOURDES
--------------------------------
NOSSA SRA. DA ROSA MÍSTICA
--------------------------------
NOSSA SENHORA DE GUADALUPE
--------------------------------

Nossa Senhora de Guadalupe

 

Um retrato de Nossa Senhora

Em 1531, no México, a virgem Maria enviou o índio Juan Diego ao Bispo Frei Juan de Zumárraga, pedindo a construção de uma Igreja. O prelado pediu-lhe uma prova de autenticidade da mensagem recebida. Nossa Senhora disse então a Juan Diego que subisse o monte das aparições para colher várias flores. Ali, ainda que fora da estação, ele encontrou uma impressionante variedade de rosas; apanhou diversas delas, colocando-as em sua tilma (manto). Nossa senhora pegou-as, colocando novamente na tilma, dizendo que aquelas flores eram o sinal e a prova de sua mensagem. Disse também que Juan Diego deveria desdobrar a tilma somente na presença do Bispo. Recebido novamente pelo Bispo, Juan Diego contou o que havia visto e feito, repetindo o pedido de Nossa senhora. Depois desdobrou seu manto, e quando as rosas caíram ao chão, apareceu subitamente o desenho da preciosa imagem, como ela é vista até hoje no templo de Tepeyacac, conhecida como Nossa Senhora de Guadalupe.


Mensagens da Imagem

Vestida com cores da realeza, Maria olha para baixo, mostrando que não é uma deusa. Indicado que Seu Deus é superior ao dos astecas. Ela está á frente do sol e pisa sobre a lua crescente, símbolos de Huitzilopochtli, o temido deus-sol e Quetzalcoatl, a serpente de pedra, principal divindade asteca à qual se dedicavam sacrifícios humanos. Seu manto azul estrelado a apresenta como rainha dos Céus.a Cruz negra,em um broche ao pescoço identifica-a com os missionários espanhóis. O cinto negro é um símbolo asteca de maternidade: essa é uma imagem em que Nossa Senhora aparece grávida de Jesus. Uma flor de quatro pétalas na estampa do vestido, sobre seu ventre, indica que ela é Mãe de Deus.

Surpresa nos olhos de Maria

A partir de 1929 a imagem milagrosa chamou a atenção por detalhes descobertos em seu olho direito, em fotografias ampliadas. Em 1980 a imagem foi digitalizada e fez-se uma descoberta extraordinária: os olhos da imagem trazem refletida de forma distorcida (como é natural, devido a curvatura do olho), a cena do exato instante em que Juan Diego desdobrou seu manto. Essa cna concorda em detalhes com relatos históricos e retratos conhecidos do arcebispo Zumárraga e de pessoas do seu tempo ou do lugar.

Origem da Imagem

A imagem persiste há mais de 470 anos e não mostra sinais de deterioração. O próprio tecido, feito de fibra de cacto, em condições normais se desintegra em no máximo 60 anos. O retrato não tem esboços por baixo, não há pinceladas nem vestígios de pigmentos. Qualquer reprodução nunca chegou a ser uma cópia fiel que se pudesse confundir com a imagem original. As análises cientificas feitas ao longo de séculos declaram essa imagem como única e inexplicável em termos humanos.

Padroeira das Américas

Em 1946, o papa Pio XII declarou Nossa Senhora de Guadalupe Padroeira das Américas.

 

Fonte:
http://www.sancta.org/moreninha.html

Leia o texto completo sobre a aparição da Virgem de Guadalupe!
Clique aqui! (Obs.: Arquivo no formato PDF)

®2005 - Todos os direitos reservados l Desenvolvido por Karina Melo